segunda-feira, 14 de março de 2011

O papel do Marketing Político

Fiquei muito tempo sem atualizar o blog, mas após pedidos de alguns amigos resolvi ativá-lo novamente.
Pensei em vários temas para escrever, mas como ouço muita gente questionando a importância do profissional de Marketing na política e também indagando sobre seu papel e alguns até afirmando que o Marketing Político mascara a figura política e cria personagens apenas para vencer eleições, resolvi escrever sobre o tema.

Para que seja possível o entendimento da importância do Marketing Político e qual seu papel, vou traçar um paralelo com o Marketing tradicional – das organizações.

É consenso que o Marketing tradicional é voltado para o cliente. As empresas têm que identificar ou criar as necessidades e desejos dos clientes e satisfazê-los. Para isso é essencial que sejam realizadas pesquisas mercadológicas.

Se o Marketing tradicional é orientado para o cliente, o Marketing Político deve ser orientado para o eleitor. E assim como o primeiro, é preciso conhecer seu público-alvo.

Então, podemos dizer que o papel do Marketing Político é traçar estratégias para que o político desenvolva ações que satisfaçam as necessidades e desejos dos eleitores. Sendo assim o Marketing Político é importante não só para os políticos, mas também para a população como um todo, pois o Marketing político visa a satisfação de seus desejos e necessidades.

Um político eleito, que esteja exercendo o cargo – seja ele vereador, prefeito, deputado, etc – e utilizar uma boa estratégia de Marketing estará satisfazendo os eleitores e por conseqüência será bem avaliado e terá maior chance de se eleger novamente.

Em períodos eleitorais o papel do Marketing Político é adaptar as propostas do candidato aos desejos dos eleitores e comunicar que esse candidato é o mais preparado para realizá-las. Também é função do Marketing, expor e ressaltar as qualidades do candidato e minimizar os pontos negativos já expostos.

Existe uma “máxima” que diz que não existe Marketing sem pesquisa. Isso em tese é verdade e é preciso entender que quanto mais pesquisas realizarmos mais informações teremos e maior será a chance de acerto na elaboração das estratégias e nas tomadas de decisão. Mas também é preciso levar em conta a realidade da grande maioria das campanhas políticas, que ocorrem com poucos recursos. Nesses casos, por questões financeiras, não é possível realizar pesquisas e cabe ao profissional de Marketing ter feeling e reunir o máximo de informações possíveis sobre o cenário, para então traçar suas estratégias.

Uma afirmação que podemos fazer é que quanto mais informações souber sobre o eleitor, mais fácil será impactá-lo.

No próximo artigo vou escrever um pouco sobre relacionamento com o eleitor e como elaborar uma estratégia de microtargeting.

3 comentários:

audiencia da tv disse...

ola parabens pelo blog adorei e virei seu seguidor muito boas a s noticias
se quiser seguir o meu agradeço
tenha um bom dia
http://audienciadatvrealtimes.blogspot.com/

Anônimo disse...

Brilhante e competente.

Parabéns caro Professor.

Alexandre Barbosa

Anônimo disse...

Além do Valter ser um ótimo comentarista político, tem nas suas palavras a idoneidade e presença de espírito... Longa vida e sucesso! SC acompanha seu blog sempre!

Rafael