sábado, 12 de dezembro de 2009

Bastidores da convenção estadual do PMDB de São Paulo


Durante o mês de dezembro estão ocorrendo convenções regionais do PMDB nos estados brasileiros. As convenções ocorrem para eleger o diretório que comandará o partido no estado pelos próximos 2 anos.

Darei destaque especial à convenção paulista que acontece amanhã (13/12) das 9h ás 15h na assembléia legislativa.

Em São Paulo a briga interna do PMDB ganha maior destaque pois o atual presidente, o ex-governador Orestes Quércia, é contrário ao acordo da executiva nacional do partido de apoiar a/o candidata/o do PT para presidente nas eleições de 2010. Além disso, Quércia que acreditava que disputaria a reeleição com chapa única na convenção, foi surpreendido pela inscrição de outra chapa comandada pelo deputado federal Francisco Rossi.

Em um bate papo com o deputado Rossi, há cerca de 15 dias, ele me confessou que não estava satisfeito com os rumos traçados por Quércia e caso tivesse apoio do Temer ou de outro membro forte do partido ele lançaria uma chapa. Segundo o deputado, Quércia está pensando apenas na própria eleição para o Senado e deixando de lado outras questões partidárias.

Francisco Rossi também defende que o PMDB lance candidato próprio ao governo de São Paulo, inclusive o nome de sua chapa é "Candidatura própria já".

O presidente da câmara e presidente nacional licenciado do PMDB, Michel Temer, deu declarações à imprensa dizendo que não apoia a candidatura de Francisco Rossi e sim a de Quércia, mas acredito que "por baixo dos panos" alguns convencionais ligados a Temer irão votar em Rossi, as declarações foram apenas (em minha opinião) para evitar mal estar com Quércia que deve vencer na convenção.

A lógica é que Quércia vença as eleições pois sua chapa conta com o apoio de lideranças regionais de todos os cantos do estado, além dos deputados estaduais do partido - Uebe Rezeck, Baleia Rossi e Jorge Caruso - e da vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antônio. Já a chapa de Francisco Rossi está formado em sua maioria por membros do município de Osasco, onde Rossi foi prefeito.

Vou continuar acompanhando e assim que sair uma definição eu publico aqui no blog.

0 comentários: