domingo, 13 de dezembro de 2009

Quércia é reeleito presidente estadual do PMDB

BASTIDORES DA CONVENÇÃO

Ocorreu hoje a convenção estadual do PMDB em São Paulo, que elegeu o novo diretório que comandará o partido pelos próximos 2 anos no estado.
Compareci pessoalmente para acompanhar a convenção, que estava muito movimentada.
Chegando à Assembléia Legislativa (onde ocorreu a convenção) já dava pra notar que o deputado federal Francisco Rossi estava apostando alto na sua candidatura. Existiam muitas faixas e centenas de pessoas com camisetas e bandeiras em apoio à chapa de Rossi. Obviamente que eram pessoas contratadas para fazer boca de urna, que pelo estatuto do partido é permitido.
Em contrapartida a campanha de Quércia foi feita nos bastidores e com contatos prévios aos delegados com direito a voto.
A convenção que estava marcada para ocorrer das 9h às 15h começou com cerca de uma hora de atraso.
Rossi permaneceu todo o tempo (não saiu nem para almoçar) na entrada, cumprimentando todos membros do PMDB que chegavam. Ele estava com os pés no chão e sabia que seria muito difícil (senão impossível) vencer na convenção, mas esperava obter pelo menos 20% dos votos, o que daria o direito de nomear membros no diretório estadual.
Quércia estava tranquilo, passou grande parte da manhã no plenário junto com Michel Temer e o Governador do Paraná Roberto Requião, falando sobre os rumos do PMDB em 2010. Enquanto isso sua esposa e suas filhas ficaram na entrada marcando presença. No período da tarde ficou no salão onde ocorria a convenção, deu entrevistas e tirou fotos com correligionários.


CONFUSÃO

Em determinado momento da convenção ouve muito bate-boca entre defensores da chpa de Rossi, convencionais e defensores da chapa de Quércia.
Tudo ocorreu quando um delegado de Guarulhos resolveu revelar seu voto, enquanto votava, para membros da chapa de Quércia. A filha de Francisco Rossi, a vereadora de Osasco Ana Paula Rossi, não gostou nenhum pouco e começou o bate-boca.


AS CHAPAS

A chapa de Quércia era composta com os 4 deputados estaduais do partido (Uebe rezeck, Jorge Caruso, Baleia Rossi e Vanessa Damo), pelo deputado federal Michel Temer e por vereadores e lideranças regionais. Já a de Rossi era basicamente composta por membros do diretório de Osasco.


RESULTADO

Cerca de 750 delegados tinham direito a voto e 670 compareceram para votar.
O resultado foi:
Quércia - 597 votos
Rossi - 73 votos
O resultado mostrou a força que Quércia tem no partido, dentro do estado de São Paulo, e a força da sua chapa. Membros da chapa esperavam obter 85% dos votos e receberam mais que isso.
Para Rossi a derrota foi amarga, já que esperava ao menos 20% dos votos e investiu pesado para alcançar seu objetivo. Seus planos de se lançar candidato a governador ficam mais difíceis, mas ele garantiu que caso o partido decida lançar candidato próprio em São Paulo ele colocará seu nome a disposição.




0 comentários: